Carregando
 
 
 
 
 

Texto: | | X

Festa de Nossa Senhora do Rosário

.............................................................................
Palavras-Chave:Festas

      A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que teve sua origem em 1723, é uma festa religiosa tipicamente mineira e que resgata a tradição do sincretismo religioso. A festa acontece há mais de 200 anos e tinha como antiga data os dias 25 de dezembro a 6 de janeiro. A mistura do catolicismo com crenças africanas e costumes indígenas dá à festa um caráter heterogêneo e de pluralidade cultural. É uma festa de reinado cujo Rei e a Rainha do Rosário têm seus nomes escolhidos por meio de sorteio ou aclamação e seguem em cortejo, acompanhados por grupos folclóricos que representam as mais variadas manifestações da cultura mineira.
      O cortejo da Festa do Rosário é composto por diversos grupos de Conceição e região, como Marujada, Catopé, Congada, Caboclinhos, bonecos gigantes, bandas de música, além de blocos de pessoas vestidas como no tempo da corte. O Congado, de origem africana, a Marujada de origem portuguesa e moura, dentre as mais diversas manifestações, não só coloriram os festejos como também dividiram opiniões ao longo dos tempos. A festa foi suspensa, sob a acusação de ser profana por Dom Joaquim Silvério de Souza, arcebispo de Diamantina. Os festejos foram resgatados novamente pelo arcebispo Dom Serafim Gomes Jardim. A festa do Congado, inicialmente celebrada na Igreja Matriz, foi transferida para a igreja do Rosário. Até 1921, a escolha do rei e da rainha era feita por votação dos representantes da irmandade no dia 1° e assumiam a festa no mesmo dia. Após 1921, a escolha passou a ser feita por sorteio logo após a procissão e os reis faziam a festa no ano seguinte.
      Hoje em dia, a festa tem inicio com a celebração de um tríduo na Igreja do Rosário. São três dias de oração que antecedem a festa: 29, 30 e 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, o cortejo sai da casa do Rei em direção à casa da Rainha e ambos seguem em direção à Igreja do Rosário, onde será celebrada a missa que reúne a tradição católica e elementos de origem africana, indígena e moura, típicos do sincretismo religioso mineiro. Após a benção, a Rainha é levada em cortejo à Casa da Cultura, onde serão distribuídos os doces da festa. À tarde, o cortejo segue em direção à igreja, de onde sairá novamente com a procissão dos fiéis com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário. O cortejo e a procissão voltam para a Igreja do Rosário para a celebração da segunda missa, após a qual os novos reis serão escolhidos e receberão as coroas das mãos dos atuais festeiros. Logo após a coroação dos novos reis, um cortejo simbólico os leva até sua residência.
      
      Local: Sede do Município ? Largo do Rosário
      Data: 1º de Janeiro
      Fontes


 

 
Vote:
jessica pereira  
eu amo esse lugar.................
vanusa felex de moura  
que cidade mais linda saudades 13 anos longe sem condisoes de voltar

 




Calendário
<<
Abril de 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
  
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
   



Tel: (31)8819-0359 / (31)8835-3675
End: Av. Pôr do Sol 1000, Bal. do Baú
Site: pousadaaltodobau...
Fone:(31) 3868-2555
End: Praça coronel João Paulo nº 88

Login
 
 

http://www.tribur.com - Todos os direitos protegidos e garantidos por lei

Conceição do Mato Dentro, 23 de Abril de 2014